Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na manhã desta terça-feira as unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) construídas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Em seu discurso, realizado entre os populares, Lula fez questão de ressaltar que a provável candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) às eleições presidenciais de 2010 é a principal coordenadora do PAC. ¿A Dilma é quem comanda¿, disse, dando um tom de campanha à cerimônia.

AE
 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (c), e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (d), durante inauguração de unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, nesta terça-feira

Lula, Dilma e Cabral durante inauguração de unidades habitacionais do PAC

O presidente também aproveitou a inauguração no Complexo do Alemão para mostrar seu apoio à reeleição de Sérgio Cabral ao governo do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com Lula, o atual governador irá ficar mais quatro anos no poder.

Vocês têm que lembrar que quando o presidente e o governador não entendem, ficam se xingando, quem quebra a cara é o pobre, avaliou. Vamos caminhar juntos com o Cabral e o [Eduardo] Paes. Com os três juntos, as coisas andam que nem carro de Fórmula 1 e não que nem fusquinha, completou.

Cabral chamou o presidente Lula de "artilheiro" e usou a mesma expressão do presidente que causou polêmica há duas semanas durante visita ao Maranhão. "O presidente Lula que já pisou na merda sem saneamento, que já andou desempregado, teve vida igual ou pior que vocês. O poder não subiu à cabeça dele e por isso ele tem 80% de popularidade", discursou Cabral.

No total, foram inaugurados nesta terça-feira 192 apartamentos que medem entre 37 e 46 metros quadrados. Segundo o governo, cerca de R$ 595 milhões de reais foram investidos na obra, cuja metade veio da União e a outra dos cofres do Estado. Cada apartamento contará ainda com um laptop que terá acesso gratuito à internet.

Beth Santos

Crianças moradoras do Complexo do Alemão recebem laptops em cerimônia

Esse condomínio é a prova de que pobre gosta de coisa boa e só não tem quando não pode, disse Lula. O laptop não é para ficar mandando email para a namorada ou para o namorado. É para estudar. Vocês verão a revolução do conhecimento que a internet pode dar, afirmou o presidente, sendo ovacionado pela população.

De acordo com Lula, a entrega dos apartamentos, que estava prevista para 4 de janeiro, será antecipada. Os moradores devem receber as chaves dos imóveis antes do natal, segundo previsão do presidente. Durante a cerimônia, Lula ainda recebeu a chave de morador honorário do condomínio e ouviu uma música feita especialmente para ele por um morador.

Também participaram da inauguração o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Do Complexo do Alemão, a comitiva seguiu para Manguinhos , também na zona norte do Rio, onde foram inauguradas outras obras do PAC.

Leia também:

Leia mais sobre: PAC

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.