Imprensa critica qualidade dos filmes selecionados para Veneza

VENEZA ¿ A programação da 65ª edição do Festival de Cinema de Veneza tem sido alvo de críticas da imprensa especializada quando faltam quatro dias para o encerramento do evento.

AFP |

"Um ano caótico, o festival atravessa um momento de transição, dá para sentir a crise econômica", declarou Paola Jacobbi, da influente revista Vanity Fair, ao comentar a ausência este ano de filmes importantes e estrelas hollywoodianas.

Marco Müller, diretor da mostra, negou-se a falar em crise. "Não deixamos de lado nenhum filme importante", afirmou este ex-crítico de cinema, que pelo quinto ano consecutivo dirige o festival. "Só a imprensa italiana tem sido tão crítica", acrescentou.

A proximidade do Festival de Toronto, que será inaugurado em poucos dias e que aparentemente seduz mais as grandes produções hollywoodianas, assim como os altos custos que gera o lançamento de um filme em Veneza, uma das cidades mais caras da Europa, figuram entre as explicações dadas para uma edição "tão pouco entusiasmante".

"Este ano está um desastre. Uma péssima coleção de filmes. Dos que vi até agora, só gostei do dos irmãos Joel e Ethan Coen", comentou a crítica do jornal italiano La Stampa, Lietta Tornabuoni. "Um ano cinzento", escreveu, por sua vez, outro crítico italiano, Valerio Caprara, do Mattino.

A imprensa internacional, como os jornais franceses Le Monde e Libération, também optaram por dedicar mais espaço a pequenas produções independentes, que, paradoxalmente, estão atraindo mais atenção.

Para Müller, os poderosos estúdios americanos não fugiram de Veneza. Para ele, o que está sendo exibido no Lido representa mais "a transição de um presente desesperançado, triste, como a maioria dos temas tratados nos filmes".

"Para 2009 contamos com dois grandes filmes de Hollywood", anunciou ele, que espera acalmar assim as autoridades políticas italianas, preocupadas com a diminuição do público (menos 12%), segundo cifras da Bienal de Veneza, a entidade encarregada de organizar a competição.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG