excesso de glamour - Brasil - iG" /

Imprensa alemã acusa Festival de Veneza de excesso de glamour

BERLIM ¿ Um dia depois de a revista alemã Der Spiegel ter publicado críticas ao Festival de Veneza, outros cinco jornais do país também atacaram a mostra de cinema, acusando-a de ter filmes italianos demais e glamour excessivo.

Agência Ansa |

"O 65º Festival de Cinema de Veneza se detém muito ao cinema italiano, mas na inauguração estarão presentes George Clooney e Brad Pitt", afirma o jornal Sueddeutsche Zeitung.

A crítica do jornal Frankfurter Rundschau, por sua vez, é direcionada ao diretor do festival, Marco Müeller. A publicação segue a mesma linha dos outros veículos, denunciando o excessivo glamour e a importância desmedida dada aos desfiles sobre o tapete vermelho.

Em defesa de Müeller e da mostra, o ministro para os Bens e Atividades Culturais da Itália, Sandro Bondi, divulgou uma nota em que se diz "surpreso com as críticas da revista 'Der Spiegel' sobre as escolhas de Veneza".

Bondi ressaltou que "a Mostra Internacional de Arte Cinematográfica e seu diretor Marco Müeller demonstraram nos últimos anos sua independência e autonomia nas escolhas artísticas".

O ministro lembrou ainda que a quantidade de filmes italianos presentes no festival demonstra que o cinema italiano "voltou ao nível de excelência".

O jornal Frankfuter Allgemeine Zetitung também criticou o glamour do festival, definindo-o como "o lugar onde é possível, melhor do que em qualquer outro, tocar com a mão a pompa do mundo do cinema".

Já para o jornal Die Welt, "a situação atualmente não é boa para Veneza", principalmente por causa de dois festivais concorrentes: o de Toronto e o de Roma. Segundo o jornal, a presença de estrelas no evento, sobretudo norte-americanas, tem diminuído drasticamente.

"O Festival procura as respostas para o fim da modernidade (em locais) onde este fim ainda não chegou: nos países do leste e do sul", denunciou o jornal Tageszeitung, defendendo que o cinema ainda está escrevendo sua história.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG