IML identifica nove corpos de vítimas de acidente aéreo na Bahia

SALVADOR ¿ O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) confirmou nesta segunda-feira que nove vítimas do acidente aéreo envolvendo o bimotor King Air B350, na última sexta-feira, já foram identificadas até o momento. Todas as 14 pessoas a bordo da aeronave morreram na queda do bimotor no povoado de Trancoso, localizado no município de Porto Seguro, no Sul da Bahia.

Redação |

Entre as vítimas já identificadas, estão o empresário e dono do avião Roger Ian Wright, seu filho Felipe Luchsinger Wright, sua nora Heloísa Alqueres Wright, o piloto da aeronave Jorge Long Filho, Verônica Wright Faro e Rodrigo de Melo e Faro. Os corpos de três crianças que estavam a bordo também foram identificados.

Segundo o DPT, ainda faltam ser identificados cinco corpos. São eles: o da esposa do empresário, Lucilia Carvalho Lins, o do copiloto da aeronave, Nelson da Fonseca, da babá de um dos netos do empresário, Rosângela Pereira Barbosa, e de mais uma criança.

Local do acidente onde avião caiu na Bahia
Local do acidente onde a aeronave caiu no Sul da Bahia (Crédito: Agência Estado)

As identificações, de acordo com o Departamento de Polícia Técnica da Bahia, estão sendo feitas com base em análises de arcadas dentárias. Cerca de 35 peritos trabalham no processo. O departamento informa que, caso não seja possível a identificação dos cinco corpos que faltam por meio da arcada dentária, serão realizados exames de DNA. Os familiares já tiveram o material genético coletado.

Todos os corpos estão no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador. Os que já foram identificados serão liberados com a presença da família, que ficará responsável pelo sepultamento.

Caixa-preta

Segundo a Aeronáutica, a caixa-preta do avião vai ser analisada em São Paulo, na cidade de Jundiaí. A análise do material poderia ser feita no exterior, caso ele estivesse com maiores danos, mas, a princípio, essa possibilidade foi descartada.

A hipótese da iluminação da pista ter sido a causa do acidente não é mais trabalhada, uma vez que os exames mostraram que as condições do local são adequadas, de acordo com informações da Aeronáutica.

O acidente

A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 18h30 e caiu por volta das 21h de sexta-feira, ao tentar pousar na pista particular do hotel Terravista Club Med, que tem 1.500 metros e é dedicada exclusivamente ao atendimento de aeronaves executivas. Chovia forte na região no momento do acidente.

Testemunhas disseram que o avião, de prefixo PR-MOZ, voava baixo e teria explodido antes de se chocar contra uma árvore e cair nas proximidades da cabeceira da pista de pouso. A área é de mata fechada e difícil acesso.

Antes do pouso, a tripulação da aeronave fez contato com o Controle Aéreo de Porto Seguro e com a rádio do aeroporto, informando ter condições visuais para pousar no aeródromo. Segundo a assessoria do empreendimento, até a colisão, os controladores de voo do aeroporto não notaram qualquer problema enquanto monitoravam a aterrissagem.

Roger Ian Wright

O financista e empresário Roger Ian Wright deixou para trás uma história de sucesso no mercado financeiro brasileiro. História que começou há 20 anos, quando Wright deixava a presidência da Adubos Trevo para assumir a Gardi Asset Management, empresa de gestão do Banco Garantia. Foi no Garantia que Wright conheceu o seu atual sócio na Arsenal Investimentos, José Eduardo Lacerda, e onde ajudou a escrever parte da história do mercado de capitais brasileiro. Saiba mais .

Roger Wright tem uma história trágica envolvendo acidentes aéreos. Sua primeira esposa, a gaúcha Bárbara Luchsinger, também morreu em um acidente aéreo, em 1996, no Fokker 100 da TAM, em São Paulo. Já em 2007, outro acidente aéreo marcou a vida de Wright, que chegou a acupar um cargo de conselheiro da TAM. Sua secretária, Simone Wetrupp, morreu no acidente com A320, também da TAM, que caiu em São Paulo.

Assista ao vídeo sobre o acidente:

Leia mais sobre: acidentes aéreos

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG