TOULOUSE, França (Reuters) - Os paroquianos franceses recorreram aos estilistas famosos para dar uma roupagem moderna à sua estátua da Virgem Maria que já tem alguns séculos de idade. A basílica de Notre-Dame de la Daurade, na cidade de Toulouse, tem desde o século 5 uma estátua negra da virgem, mas seu guarda-roupa só tem quatro peças.

"Nossa virgem negra sempre foi vestida por benfeitores da cidade ou da região. Desta vez, pedimos aos maiores estilistas, a maioria franceses, para fazer este gesto por ela", disse Annie Dreuille, membra da sociedade de preservação da basílica.

Sonia Rykiel, Christian Lacroix, Jean-Charles de Castelbajac e Paco Rabane estão entre os estilistas a quem a igreja pediu que vestissem a estátua de mais de dois metros de altura. As marcas Gucci, Prada e Valentino também receberam o pedido.

"Talvez um ou vários deles concordem em dar a ela uma veste, como presente à nossa virgem e a Jesus, a quem ela segura nos braços", acrescentou. Os fiéis, que não apresentaram nenhuma restrição ao design da roupa, agora aguardam as respostas das grifes.

(Por Nicolas Fichot)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.