Igreja em São Paulo celebrará seis casamentos homossexuais ao mesmo tempo

SÃO PAULO - Uma igreja protestante vai celebrar o casamento de seis casais homossexuais no sábado, na véspera da 13ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

EFE |

Quatro casais de lésbicas e dois casais de homens poderão dizer o "eu aceito" em frente ao altar da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo, com toda pompa e cerimônia, disse à agência Efe um porta-voz da igreja que não quis revelar seu nome.

"O sonho destas pessoas é se casar e nós defendemos o direito dos casais homossexuais, porque somos uma igreja inclusiva", disse.

O casamento dos seis casais seguirá o roteiro normal deste tipo de cerimônias, com a entrada dos padrinhos, seguida da dos noivos ou noivas, leitura de mensagens e de votos, troca de alianças, bênção do pastor e uma oração final.

Comunicado

A igreja defendeu, em comunicado, que "todo amor que vem de Deus deve ser reverenciado", e que, por isso, decidiu "acolher e incentivar" o amor de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

"Daremos as bênçãos divinas a estes casais, para que suas relações sejam um sinal visível da presença de Deus entre nós", afirma a nota.

Além disso, a igreja qualificou como "profundamente injusto e inaceitável" que alguém seja castigado com violência verbal ou física por sua orientação sexual.

"A consciência de que a homofobia é um crime que põe em risco a democracia, cujo fundamento é o respeito à diversidade, cresce na sociedade brasileira", acrescentou o texto.

No ano passado, a Igreja da Comunidade Metropolitana promoveu o primeiro casamento coletivo entre casais homossexuais, que consagrou a união de três casais.

A igreja também realiza casamentos gays individuais. No entanto, o ato do sábado pretende dar maior visibilidade às reivindicações do coletivo homossexual, coincidindo com a Parada Gay.

O desfile de São Paulo é considerado um dos maiores encontros da comunidade homossexual no mundo e, em sua edição deste ano, espera repetir o sucesso das edições anteriores, com a participação de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas, nas ruas da maior cidade do Brasil.


Leia mais sobre: casamento gay


    Leia tudo sobre: casamento gay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG