Idosos têm mais uma semana para se vacinar contra a gripe

BRASÍLIA - A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso de 2008 do Ministério da Saúde, que se encerraria nesta sexta-feira, foi prorrogada por uma semana em todo o País.

Agência Brasil |

A ampliação do prazo até o dia 16 deste mês se deve a problemas climáticos ocorridos em diversas regiões do Brasil, que dificultaram a ida de  idosos até os postos de saúde.

Para a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Marília Bulhões, até agora o  resultado da campanha é satisfatório.

Segundo ela, até hoje de manhã 9,7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas, o que representa 60,2% dos mais de 13 milhões que devem tomar a vacina. Este ano, o objetivo do ministério é atender a 80% da população nesta faixa etária. Nos anos anteriores, a meta era 70%.

"Tudo indica que nós teremos uma adesão maior dos idosos neste ano. O que nós temos para comemorar é que 29,1% dos 5.554 municípios brasileiros já atingiram os 80%. Então, isso é uma vitória do sistema", disse Marília Bulhões em entrevista à Agência Brasil.

A coordenadora acredita que a dengue é outro fator que pode ter prejudicado o andamento da  campanha, pois as unidades de saúde ficaram "muito envolvidas" no atendimento à doença.

Marília Bulhões alertou sobre a importância de o idoso ser imunizado. Ao citar estudos nacionais e de outros países, ela destacou que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos, em pelo menos 32% as hospitalizações por pneumonia, em 31% as mortes hospitalares por gripe e em 50% as mortes por doenças respiratórias.

Até o dia 16 de maio, os idosos que tiverem dificuldades para ir até aos postos de saúde devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para pedir a visita de uma equipe volante, que também atende instituições como asilos e hospitais. 

Leia mais sobre: gripe

    Leia tudo sobre: gripe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG