Idesp aponta evolução em 80,8% das escolas estaduais

O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de 2008 aponta que 80,8% das escolas estaduais evoluíram e 71,4% atingiram alguma ou todas as metas estipuladas. Os resultados foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Educação.

Agência Estado |

De acordo com a secretaria, pela primeira vez foi possível a comparação do indicador entre dois anos, 2007 e 2008. O Idesp estipula ano a ano metas que as escolas estaduais paulistas devem alcançar. Cada uma das 5.183 escolas passíveis de avaliação ganhou, já no ano passado, um índice para 2007 e metas a serem alcançadas. Além de 2008, as escolas têm metas para todos os anos seguintes.

Para criar o índice de qualidade, o Idesp, a secretaria considerou dois critérios: o principal resultado de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar (taxa de aprovação média em cada ciclo) em cada nível de ensino das escolas. A escola tem um Idesp para cada ciclo. Das 5.183 escolas avaliadas, 80,8% melhoraram em todos ou em algum dos ciclos que oferece.

O Idesp 2008 aponta que a Educação de São Paulo avançou especialmente no Ensino Médio, fase que antecede a entrada dos alunos no ensino superior: 88,2% das escolas evoluíram. De 5ª a 8ª do Ensino Fundamental o resultado mostra que 55,8% das escolas melhoraram de desempenho. Já de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental 51%.

"O número de escolas que atingiram metas é animador. Há muito trabalho a ser feito, ainda temos um longo caminho para chegarmos a níveis de Educação dos países mais evoluídos do mundo. Mas São Paulo mostra que está no caminho certo, que os projetos para melhorar a aprendizagem vêm dando resultado", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG