Ícone do soul, Isaac Hayes morre aos 65 anos

Vencedor de um Oscar e de três Grammys, faleceu neste domingo em Memphis, com 65 anos, o cantor Isaac Hayes. A notícia de sua morte foi divulgada pelo amigo e ex-empresário Onzie Horne.

Redação com Reuters |

Hayes foi encontrado inconsciente em sua casa e levado ao hospital, onde foi oficialmente declarado morto na tarde deste domingo. A causa da morte não foi revelada.

Considerado extravagante e de voz profunda, o cantor ganhou o prêmio da Academia no início da década de 1970 pelo tema do filme 'Shaft'. Com David Porter, ele também compôs clássicos do soul como 'Soul Man' e 'When Something is Wrong With My Baby'.

Durante os anos 60, o cantor foi uma das principais forças criativas do selo Stax Records, de Memphis, onde trabalhou como músicos de estúdio, produtor e compositor ao lado de grandes nomes do soul, como Otis Redding e da dupla Sam and Dave.

Lançou seu primeiro álbum, 'Presenting Isaac Hayes', em 1967, e dois anos depois veio 'Hot Buttered Soul', disco que se tornou um dos marcos da soul music.

Em 1971, o tema do filme 'Shaft' deu a Hayes o seu maior sucesso comercial até então. A faixa ficou em primeiro lugar na parada americana por duas semanas e lhe rendeu o Oscar de Melhor Canção Original no ano seguinte. Com 'Shaft', Hayes também ganhou dois Grammys: o de melhor tema de filme e melhor trilha-sonora original para o restante do álbum, basicamente instrumental.

Ainda em 1972, Hayes lançaria 'Black Moses', um álbum duplo premiado com mais um Grammy, desta vez na categoria Pop Instrumental.

Durante toda a década, Hayes continuou trabalhando em trilhas-sonoras e álbuns pessoais, chegando a flertar com a disco music. Seus trabalhos, contudo, vendiam cada vez menos e em 1976 ele declarou falência diante de uma dívida de mais de seis milhões de dólares, perdendo no fim do processo a maior parte de seus bens.

Nas décadas seguintes, Hayes manteve-se afastado da música, fazendo pequenas aparições nos cinemas em filmes como 'Fuga de Nova Iorque' e 'Johnny Mnemonic'.

Foi nos anos 90, contudo, que Hayes tornou-se popular entre uma nova geração ao emprestar sua voz para o personagem Chef da série de animação 'South Park'. Ele abandonou o papel em 2006, após a série ter criticado a sua religião, a Cientologia.

Isaac Hayes entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2002. Ele foi casado quatro vezes e teve 12 filhos.

    Leia tudo sobre: hayes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG