Ibope: Gabeira e Crivella tentam 2º turno com Paes

O candidato a prefeito do Rio pelo PMDB, Eduardo Paes, subiu de 29% para 31% na mais recente pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) a pedido do jornal O Estado de S.Paulo e da Rede Globo, divulgada neste sábado.

Agência Estado |

Com isso, assegurou a liderança e livrou-se do empate técnico caracterizado na pesquisa anterior, divulgada em 27 de setembro, quando aparecia próximo do candidato do PRB, Marcelo Crivella, na época com 24%. Crivella recuou 5 pontos, para 19% das intenções de voto, e agora está tecnicamente empatado com o candidato do PV, Fernando Gabeira, que subiu de 10% para 17%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Gabeira já havia ultrapassado Jandira Feghali na pesquisa anterior. A candidata do PCdoB tinha 9% e agora avançou 1 ponto, para 10%. Alessandro Molon (PT) subiu de 2% para 4%. Solange Amaral (DEM) manteve 3% e Chico Alencar (PSOL) continuou com 2%. Paulo Ramos (PDT) e Filipe Pereira (PSC) foram lembrados por 1% dos eleitores. Vinicius Cordeiro (PTdoB) e Eduardo Serra (PCB) não atingiram 1% das intenções de voto. O nome do candidato Antonio Carlos (PCO) constava do disco apresentado aos entrevistados, mas não foi citado. Os votos em branco e nulos caíram para 6%. Não sabem ou não responderam outros 6%.

Considerando apenas os votos válidos (excluídos os brancos, nulos e indecisos), Paes aparece com 35%, Crivella, com 21%, e Gabeira, 19%. Jandira Feghali aparece com 11% dos votos válidos; Molon, 5%; Solange, 4%; e Chico Alencar, 2%. Os candidatos Paulo Ramos (PDT), Filipe Pereira (PSC) e Vinicius Cordeiro (PTdoB) alcançam 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa pelo critério de votos válidos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, ouviu 1.204 eleitores e foi registrada sob o número 41/08 na 228ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG