O candidato do PT à prefeitura de Recife, João da Costa, que teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral e depois restabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mantém a liderança na pesquisa de intenção de voto divulgada neste sábado pelo Ibope, em conjunto com o jornal O Estado de S.Paulo e com a Rede Globo.

Costa subiu mais cinco pontos, de 47% para 52%, considerando os votos totais, e deve se eleger no primeiro turno. O candidato do DEM, Mendonça Filho, manteve os 22% apontados na pesquisa anterior, divulgada em 27 de setembro.

O candidato Raul Henry, do PMDB, oscilou de 12% para 11%. Carlos Eduardo Cadoca (PSC) oscilou 1 ponto para baixo, ficando com 6% das intenções de voto. Edilson Silva (PSOL) avançou de 1% para 2% e Kátia Telles (PSTU) manteve 1%, enquanto Roberto Numeriano (PCB) foi citado por menos de 1% dos eleitores. Votos em branco e nulos somaram 4% e não souberam ou não responderam 2%.

Considerando os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), João da Costa aparece com 55%, e Mendonça, com 24%. Raul Henry tem 12%; Cadoca, 6%; Edilson Silva, 2%; e Kátia Telles, 1%. Numeriano não pontuou. Um candidato a prefeito é eleito no primeiro turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com 1.106 eleitores na capital pernambucana. O levantamento foi registrado sob o número 63/2008 na 9ª Zona Eleitoral do Recife. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.