IBGE mostra o retrato dos municípios brasileiros

Pela primeira vez, as prefeituras responderam a questões sobre Saúde, Direitos Humanos e Políticas de Gênero

iG São Paulo |

AE
Vista aérea da cidade de São Paulo
Homens, entre 41 e 60 anos, filiados ao PMDB, e com ensino superior completo são os perfis mais comuns entre os 5.565 prefeitos em exercício durante a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – Gestão 2009 (Munic).

Realizada desde 1999, embora em nem todos os anos, a pesquisa revela o retrato das cidades brasileiros a partir de um questionário respondido pelo gestor de cada município. Pela primeira vez, as administrações responderam a situação das prefeituras no que diz respeito à Saúde, Direitos Humanos e Políticas de Gênero.

No que se refere à Saúde, constatou-se que 90,5% dos municípios têm equipes de saúde da família. Porém, 33,8% dos titulares dos órgãos gestores de Saúde não concluíram o nível superior.

Revelou-se que apenas 7,1% dos municípios têm delegacia da mulher. Em apenas 2,3% das cidades há políticas específicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Por outro lado, em dez anos, mais municípios criaram conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente.

As administrações municipais também estão mais preocupadas com temas como educação e meio ambiente. Cresceu o percentual de cidades com secretaria exclusiva de Educação, assim como as cidades com Plano Municipal de Educação.

Sobre transporte, cresceu o uso de vans e mototáxis. A pesquisa mostra ainda que menos de um terço dos municípios leva em consideração a questão da acessibilidade ao conceder o direito de exploração do transporte coletivo por ônibus.

Veja os principais dados da pesquisa que está em sua oitava edição. O IBGE realizou a pesquisa entre os meses de maio e setembro de 2009


    Leia tudo sobre: Perfil dos MunicípiosIBGE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG