IBGE inicia pesquisa sobre saúde de estudantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará início hoje à coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2009), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação, que vai entrevistar 70 mil alunos de 1.507 escolas públicas e privadas de todo o País.

Agência Estado |

O objetivo é checar se os estudantes brasileiros têm alimentação saudável, fazem atividades físicas e fumam. A pesquisa vai buscar informações, ainda, sobre a estrutura familiar dos estudantes.

Segundo nota divulgada hoje pelo IBGE, a Pense dará subsídios para a implantação do Sistema de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção à Saúde dos Adolescentes, do Ministério da Saúde. Além disso, segundo o IBGE, a pesquisa vai direcionar as políticas públicas voltadas para os jovens e os futuros investimentos nesta área. A coleta dos dados está prevista para começar hoje no Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí. Os outros Estados iniciam a pesquisa até 10 de abril, e a coleta deverá ser feita até meados de junho. A divulgação dos resultados da Pense está prevista para dezembro deste ano.

Os alunos que responderão a Pense estão cursando a 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental. Farão parte da equipe de coleta do IBGE 27 supervisores da área social, 27 supervisores da área de informática e cerca de 500 pesquisadores de campo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG