PORTO ALEGRE ¿ O Hospital das Clínicas de Porto Alegre instalou duas barracas de lonas pretas em frente ao serviço de emergência da unidade para atender pessoas com suspeita de ¿gripe suína¿ (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1 pela Organização Mundial da Saúde). No local, os pacientes passam por exames clínicos e, caso seja preciso, os médicos coletam materiais para análise.

O objetivo das lonas é evitar que pessoas que podem estar contaminadas com o vírus Influenza A entrem na emergência do hospital, podendo aumentar o contágio da doença.

A instalação das barracas segue uma determinação do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, que pediu para que todos os hospitais do Rio Grande do Sul atendessem casos suspeitos da doença.

A montagem das lonas é uma parceria do Hospital das Clínicas de Porto Alegre com o Hospital da Aeronáutica, localizado no município de Canoas. Nas barracas, atuam profissionais de saúde dessas duas unidades médicas.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que foram confirmados 55 novos casos da "gripe suína" no Brasil, elevando para 680 o total de infectados. Dos novos pacientes, 45 foram registrados no Rio Grande do Sul, 3 no Piauí, 3 em Santa Catarina, 1 em Alagoas, 1 no Distrito Federal, 1 no Paraná e 1 em Sergipe.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da Saúde, acompanha a evolução do quadro clínico de um paciente, infectado no exterior, que está internado. Outros 933 casos já foram descartados.

O Estado de São Paulo ainda acumula o maior número de casos da doença (308), seguido do Rio Grande do Sul (85), Minas Gerais (67), Rio de Janeiro (66) e Santa Catarina (49).

Entenda a "gripe suína":

Veja também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.