Hospital estadual de SP ganha centro de engenharia cardiovascular

O hospital estadual Dante Pazzanese, em São Paulo, inaugurou hoje o Centro de Engenharia do Sistema Cardiovascular, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado. O espaço vai concentrar atividades de bioengenharia da instituição.

Agência Estado |

Haverá no local ala específica para cirurgias experimentais, setor de construções de protótipos, salas de montagem e avaliação e máquinas de prototipagem, a serem adquiridas para construção de simulações de aparelhos de sistemas de implantes.

Hoje também foi assinado termo de cooperação técnico-científico entre o Dante Pazzanese, a Fundação Adib Jatene e o Hospital do Coração (HCor) para acelerar o desenvolvimento de projetos de bioengenharia do hospital. Segundo a secretaria, um dos projetos beneficiados será o do primeiro coração artificial auxiliar implantável com dois ventrículos do País. O aparelho deve entrar na fase de testes clínicos com humanos no próximo ano e dará sustentação de vida aos pacientes com o coração debilitado e que precisam de transplante - até que se encontre um doador compatível.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG