Hospital em São Paulo examina suspeita de gripe suína no País

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, confirmou neste domingo a ocorrência da suspeita do primeiro caso de gripe suína no Brasil. Um mexicano com cerca de 30 anos deu entrada ontem no hospital com alguns dos sintomas da doença, segundo o médico do Instituto, Edmilson Calore, que examinou o paciente neste domingo.

Agência Estado |

"O paciente apresenta um quadro gripal, mas os exames radiológicos do tórax não sinalizaram algo mais grave. Provavelmente este paciente não está com a gripe suína", explicou o especialista.

Por precaução, o mexicano, cujo nome não pode ser revelado, está isolado na unidade terapia intensiva (UTI) para a realização de novos exames. "O paciente deve permanecer mais alguns dias na UTI em razão da epidemiologia do caso", disse Calore. Segundo o médico, o paciente apresentou os sintomas da gripe no Brasil. "Entre a contaminação e o desenvolvimento dos sintomas, transcorre certo tempo. Os sintomas apareceram aqui no Brasil", afirmou.

De acordo com o médico, há informações de que o paciente esteve na Cidade do México antes de embarcar para o Brasil - a capital mexicana é uma das cidades que têm apresentado o maior número de vítimas e suspeitos da gripe suína. Segundo informações das autoridades mexicanas, há registros de 1,3 mil casos da doença em todo o México desde 13 de abril, com até 81 mortos.

Além desse paciente já em avaliação, Calore relatou que há uma suspeita de um segundo caso de gripe suína. Segundo o médico, o paciente está sendo trazido neste momento para o hospital, mas, por enquanto, não há informações detalhadas sobre este novo caso.

Veja o vídeo: brasileiros voltam do México usando máscaras:

Leia também:


Leia mais sobre:
gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG