Hospital do PR ganha ecógrafo para diagnóstico de câncer ocular

O Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, no Paraná, adquiriu um ecógrafo voltado para diagnóstico de câncer ocular. De acordo com o coordenador de oftalmologia do hospital e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Abib, com o ecógrafo será possível acompanhar e dimensionar os tumores intraoculares desde o diagnóstico até o acompanhamento da cicatrização.

Agência Estado |

"Podemos salvar a vida da pessoa e também preservar a sua visão", diz. "Ganha o paciente em qualidade de vida, ganha a família que essa pessoa poderá vir a constituir, ganha o Estado, com menos ônus previdenciário", explica. A aquisição do aparelho foi feita por meio da doação de recursos do Rotary Club.

Abib afirma que o aparelho soma importância também se for levado em conta dois dados: primeiro, que uma em cada 17 mil crianças são acometidas nos primeiros anos de vida com o câncer ocular mais comum - o retinoblastoma; segundo, que o Hospital Erasto Gaertner atende mais de 95% das pessoas que apresentam essa doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG