Hospital de SP interna homem vindo do México com gripe

SÃO PAULO - O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, internou no sábado um homem com sintomas de gripe comum que veio do México, onde um surto de gripe suína já matou mais de 80 pessoas.

Reuters |

"Ele não apresentou todos os sintomas característicos de gripe suína, mas foi isolado por precaução", disse à Reuters Edemilson Calore, chefe da Patologia e médico plantonista responsável por representar a direção do instituto neste domingo, quando foi anunciada a internação.

"A probabilidade maior é que não seja gripe suína", acrescentou. "Ele veio de uma região onde ocorreram alguns casos de gripe suína. Por isso, foi internado."

O brasileiro, de cerca de 30 anos, voltou de uma viagem ao México há cerca de 10 dias e apresentou um quadro gripal. De acordo com Calore, o paciente está isolado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aguarda o resultado de exames.

Calore contou que existe um segundo homem no Instituto de Infectologia Emílio Ribas que também apresentou alguns sintomas de gripe após ter visitado o México. O paciente está em observação e deve ser liberado nas próximas horas, complementou o médico.

O governo brasileiro acionou o Gabinete Permanente de Emergência no sábado, mas assegurou que não há evidências de circulação do vírus em humanos no país. Procurado pela Reuters neste domingo, o Ministério da Saúde reafirmou que até o momento não há caso de gripe suína no Brasil.

Além do México, a ocorrência da doença já foi confirmada nos Estados Unidos e no Canadá.

Veja o vídeo: brasileiros voltam do México usando máscaras:

Leia também:


Leia mais sobre:
gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG