Hospital das Clínicas de São Paulo terá fabricação de radiofármacos

O Hospital das Clínicas de São Paulo lança hoje o Projeto Ciclotron e torna-se o 1.º hospital público a produzir radiofármacos (elementos usados em exames de diagnóstico de doenças como câncer).

Agência Estado |

O equipamento para a produção (R$ 9,9 milhões) será doado pelo Sírio-Libanês. As obras de infraestrutura (R$ 7,7 milhões) serão custeadas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo HC.

Além de permitir a realização gratuita desse tipo de exame, o projeto, que deve ser concluído em outubro, permitirá pesquisa clínicas conjuntas entre o Hospital das Clínicas, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês e o ICESP. A perspectiva é de que o HC-FMUSP se torne, em curto prazo, um pólo singular de geração de conhecimentos, de formação e treinamento de profissionais no País.

Segundo o diretor do Centro de Medicina Nuclear do HC-FMUSP, Prof. Carlos Alberto Buchpiguel, professor de Medicina Nuclear da FMUSP, com o Ciclotron será possível produzir medicamentos radioativos com capacidade de diagnosticar câncer em estágios primários, além de prevenir problemas cardiológicos e neurológicos.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG