Fala, internauta! Você gosta do horário de verão?" / Fala, internauta! Você gosta do horário de verão?" /

Horário de verão começa neste domingo

O horário de verão começou neste domingo, à zero hora, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Nesses locais, os relógios devem ser adiantados em uma hora. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão irá terminar à zero hora do dia 15 de fevereiro de 2009. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/10/17/horario_de_verao_comeca_no_proximo_domingo_2053121.html#comentarios target=_topFala, internauta! Você gosta do horário de verão?

Anderson Dezan, do Último Segundo |

Acordo Ortográfico

O Operador Nacional do Sistema (ONS) prevê para este período uma redução entre 4% e 5% na demanda de energia elétrica no horário de pico nas três regiões. Esse número corresponde a uma economia de cerca de dois mil megawatts. 

No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 megawatts, o que equivale a uma cidade com cinco milhões de habitantes. Já na região Sul, a estimativa é de que haja uma redução de 528 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. 

O horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima de energia durante o horário de pico do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando a queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A medida abrange os mesmos Estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nesses Estados nessa época do ano.

Histórico

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte das nações da Europa, Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A medida foi idealizada por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. A intenção de Franklin era aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano e economizar velas. No entanto, a proposta só foi encarada seriamente durante a Primeira Guerra Mundial, sendo adotada pelos governos americano, inglês e alemão. A partir daí, outros países adotaram o horário de verão e continuaram a utilizá-lo mesmo após o confronto.

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, com duração de cinco meses, abrangendo todo o território nacional. Em alguns anos, a medida não foi adotada. No entanto, desde 1985, o horário vem sendo adotado sem interrupções, com mudanças apenas nas regiões que adotam a mudança e no período de duração da medida.

Leia mais sobre: horário de verão

    Leia tudo sobre: horário de verão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG