Horário de verão começa amanhã à meia-noite

O horário de verão começa amanhã à meia-noite, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida, que visa à economia de energia elétrica, termina só à meia-noite do dia 20 de fevereiro.

Agência Estado |

Além de São Paulo, a mudança acontece no Distrito Federal e em nove Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

À meia-noite de amanhã, a circulação de trens continuará normal na capital paulista tanto na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) quanto na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os relógios das duas empresas serão alterados após o encerramento do expediente, às 2 horas do novo horário - ou seja, o embarque será permitido até as 2 horas do horário de verão.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia aumenta no período de vigência da medida, por causa do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Conforme o ministério, o horário deve proporcionar uma redução de 4,4% no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Com esse volume, é possível abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes durante a vigência da medida.

Em todo o País, o governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG