Homens armados invadem cadeia e matam preso no Rio Grande do Sul

CANOAS - Homens armados e encapuzados invadiram o Instituto Penal de Canoas, no Rio Grande do Sul, e mataram com pelo menos três tiros o detento Marcos Antonio Damascena Spossi, de 27 anos, por volta das 2h desta segunda-feira.

Redação |

De acordo com o delegado penitenciário regional Valmir Amaral, responsável pelas investigações, os homens invadiram o local pelos fundos do edifício, passando por uma área que está desativada e não conta com seguranças. "No momento, havia três agentes penitenciários, mas eles ficam somente na parte da frente do prédio", afirma.

Para chegarem ao preso, os criminosos pularam o muro e depois arrombaram três portas, cortando as correntes de ferro. Ainda não há informações sobre o número exato de homens envolvidos na ação.

Conforme o delegado, eles já sabiam onde Spossi se encontrava e começaram a chamar pelo seu nome. "É o primeiro alojamento que faz divisa com o portão", explica. Ao se identificar, o preso foi baleado e morreu no local. Marcos Spossi estava detido por furto, roubo e sequestro-relâmpago.

Amaral explica que o Instituto Penal de Canoas abriga apenas presos do regime semi-aberto e aberto e, por isso, a segurança é diferente. "Os presos estão em processo de socialização, há um preparo para a volta do convívio. Você tem segurança, mas não com o mesmo rigor de um regime fechado", afirma ele, acrescentando que o local não tem celas, mas alojamentos coletivos.  

De acordo com ele, o Instituto Penal funciona em um antigo prédio da brigada militar e, atualmente, conta com 87 presos.

O delagado afirma que a situação no presídio está normalizada e a maior parte dos detentos saiu para trabalhar nesta segunda-feira. "Foi um fato isolado, atípico, queremos descobrir qual a motivação", diz.

A polícia investiga o caso, mas ainda não tem pistas dos suspeitos, que fugiram em dois carros.

Leia mais sobre crimes

    Leia tudo sobre: crimes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG