Hollywood vive ansiedade às vésperas do Oscar

James Cameron ou Kathryn Bigelow? Avatar ou Guerra ao Terror? Meryl Streep ou Sandra Bullock? George Clooney ou Jeff Bridges? Hollywood vive momentos de ansiedade. A dois dias da entrega dos prêmios da Academia de Hollywood para os melhores do cinema em 2009, astros e estrelas finalizam os preparativos para a festa de domingo.

Agência Estado |

Armanis e Gallianos já foram provados. Um dos indicados para melhor ator, Colin Firth, vai vestir um modelo exclusivo do estilista que também é seu diretor, Tom Ford. Isso é inédito no Oscar.

A academia mudou as regras do prêmio para tornar a festa mais atraente. No ano passado, o show, transmitido pela TV, teve a terceira pior audiência da história e a academia teve de arcar com o prejuízo. A festa custou US$ 31 milhões e os anunciantes desertaram, seguindo a mais básica das leis do mercado. A academia aumentou o número de concorrentes a melhor filme justamente para aumentar o leque do interesse da plateia. O show, mais do que nunca, não pode parar. Recuperar a audiência é palavra de ordem.

É mais fácil encontrar o que torcer entre dez indicados. Mas, se a ideia era consagrar êxitos de bilheteria, a disputa vai ser entre o recordista "Avatar", que arrecadou mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo, e um filme tão miúra, "Guerra ao Terror", que só foi descoberto pelo público depois que começou a enxurrada de prêmios dos críticos e das "ligas".

Os indies continuam dando as cartas, que o diga "Preciosa". Apenas um dos dez indicados para melhor filme ainda não estreou no Brasil, "Um Sonho Possível". De resto, o espectador poderá passar o fim de semana (re)vendo os concorrentes. "Up - Altas Aventuras" e "Distrito 9" já estão até em DVD.

"Avatar" faturou 135 vezes mais do que o filme de Kathryn Bigelow, mas vai ser difícil Cameron se reafirmar como rei do mundo. Nenhum filme vencedor do prêmio das ligas dos produtores, diretores e roteiristas deixou de ganhar o Oscar principal. "Guerra ao Terror" obteve essa unanimidade. Kathryn é favorita. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG