Hollywood filmará vida de Atatürk, pai da Turquia moderna

Sarajevo, 3 jul (EFE) - O famoso produtor de Hollywood Branko Lustig -com dois Oscar por A Lista de Schindler (1993) e Gladiador (2001)- antecipou hoje, em Sarajevo, que seu próximo projeto cinematográfico versará sobre Mustafa Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna. É um projeto interessante, porque ninguém fez um filme sobre ele. Ainda não sabemos quem será o diretor, anunciou Lustig.

EFE |

Este produtor, de 76 anos, nascido na cidade croata de Osijek, está em Sarajevo para assistir ao primeiro Festival de Cinema Judeu, onde apresentará, de 4 a 6 de julho, a cultura e a vida dos judeus, novas obras do cinema judaico e se promoverá o diálogo multicultural.

Em entrevista coletiva, Lustig -que faz parte do júri do festival- anunciou hoje, em Sarajevo, que também tem previsto "um filme sobre Anne Frank, antes que morra".

No entanto, este produtor, que esteve durante a Segunda Guerra Mundial em campos de concentração nazista, afirmou que o Holocausto já não será a idéia principal de suas obras, porque "sobre isso já se falou bastante".

"Não se deve esquecer nunca, nem repetir, nem na Bósnia, nem no Sudão, em nenhum lugar do mundo", disse.

"Mas é preciso deixar o público respirar um pouco (...). Temos que escolher temas de outros aspectos da vida, apresentá-los às jovens gerações. É preciso ver como se vive agora e quais são nossos problemas atuais e fazer filmes disse tudo", indicou.

Lustig contou que há dez anos esteve em Sarajevo para rodar um filme sobre a cidade com Harrison Ford no papel de protagonista, mas o projeto finalmente fracassou porque o ator americano abandonou as gravações após discutir com o diretor. EFE nh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG