Hidratação constante evita danos à saúde no verão

Se você for passar o verão na praia, os cuidados com o corpo e com a alimentação devem ser redobrados. Isso porque a concentração de pessoas no litoral favorece o surgimento de viroses, infecções alimentares, além de insolações e desgastes físicos por conta do calor.

Agência Estado |

Então, fique atento às dicas de saúde para aproveitar o finalzinho do verão sem complicações.

No que diz respeito à prática de esportes e atividades física nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo. Ou seja, consumo abundante de líquidos ao longo da prática esportiva, que deve ser, na média, de 45 minutos diários, quatro vezes por semana. O melhor horário para se exercitar é antes das 10hs e após as 17hs.

De acordo com o cardiologista e responsável pelo programa de diagnóstico médico Sport Check-up, do Hospital do Coração, em São Paulo, Nabil Ghorayeb, a prática de esportes é bem vinda, desde que sem exageros. "O excesso de calor, a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta”, afirmou.

Ghorayeb lembrou que os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido ao desgaste natural que o exercício na areia proporciona. “A intensidade dos movimentos é maior e demandam mais esforço físico do atleta, que gastará mais energia”, disse.

Ele também avisou que as bebidas alcoólicas não são consideradas hidratantes. “A hidratação deve ser feita com água mineral, de côco, ou líquidos isotônicos. As bebidas alcoólicas provocam aumento da diurese”.

AE

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