enquete realizada pelo iG entre os presidentes de Diretórios Estaduais do PT ¿ que o colocou com apenas um voto a menos que o presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre os nomes do partido preferidos pelos petistas para vice na chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para presidente da República." / enquete realizada pelo iG entre os presidentes de Diretórios Estaduais do PT ¿ que o colocou com apenas um voto a menos que o presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre os nomes do partido preferidos pelos petistas para vice na chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para presidente da República." /

Helio Costa festeja proximidade com Temer e Meirelles na preferência dos petistas

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), se disse extremamente honrado com o resultado da http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/02/20/dirigentes+petistas+apoiam+vice+do+pmdb+mas+ainda+nao+fecham+com+temer+9403464.html target=_blankenquete realizada pelo iG entre os presidentes de Diretórios Estaduais do PT ¿ que o colocou com apenas um voto a menos que o presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre os nomes do partido preferidos pelos petistas para vice na chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para presidente da República.

Priscilla Borges, iG Brasília |

Mas o peemedebista mineiro fez questão de conter a empolgação: "O PMDB já tem um nome mais ou menos colocado, que é o do presidente Temer. Nestes casos, não dá para haver disputas. É uma posição para a qual tem-se de ser convidado".

Neste sábado, Dilma foi aclamada pré-candidata no encerramento do 4° Congresso do Partido dos Trabalhadores, realizado em Brasília desde a última quinta-feira. Durante o evento, o iG apresentou aos presidentes de Diretório uma cédula com duas perguntas: 1) a vaga de vice de Dilma Roussef deve ser do PMDB? e 2) Quem você prefere como vice? Neste caso, foram apresentadas as seguintes opções: Henrique Meirelles, Michel Temer, Hélio Costa e Outros.

Dos 27 presidentes de diretório, 24 responderam à pesquisa. Destes, 23 disseram que cabe ao PMDB a vaga de vice na chapa. Nove dos 23 dirigentes petistas deixaram a cargo do PMDB a escolha do nome e dois disseram não ter preferência. Michel Temer teve quatro votos, empatado com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e seguido de perto por Helio Costa, com três votos. O governador do Paraná, Roberto Requião, ficou com um voto.

Em viagem ao exterior, Henrique Meirelles não foi contatado para comentar seu bom desempenho. Michel Temer ¿ que conta com o apoio da cúpula do PMDB para ser o vice de Dilma ¿ mandou dizer ao iG, por intermédio de sua assessoria, que o resultado da pesquisa foi muito bom, porque revela o respeito dos petistas à posição de que qualquer nome deve ser fundamentalmente decidido pelo PMDB. Para o deputado, as preferências apontadas pelos dirigentes estaduais são naturais porque têm caráter pessoal.

Para Hélio Costa, a preferência do PT pela aliança com o PMDB ficou clara  no sábado, durante o 4º Congresso Nacional do PT, que aclamou Dilma Roussef como pré-candidata a presidente. Ele e Michel Temer, entre outros dirigentes peemedebistas, estiveram presentes no evento. Apesar dos temores de que pudessem ser hostilizados pelos militantes de base petistas, acabaram sendo bem recebidos. Temer sentou-se ao lado de Dilma. E o presidente Lula declarou explicitamente, no seu discurso, que a vaga de vice cabe ao PMDB.

Mas Lula não citou nomes. No final de 2009, o presidente defendeu que o PMDB apresente uma lista tríplice para a candidata Dilma escolher entre eles o seu vice. A ideia é rechaçada pelos aliados de Temer no PMDB.

    Leia tudo sobre: eleições 2010pmdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG