Heath Ledger pode ser imortalizado com um Oscar

LOS ANGELES ¿ Um ano depois de sua morte, a indicação ao Oscar de ator coadjuvante de Heath Ledger pelo papel de vilão em Batman ¿ O Cavaleiro das Trevas o transformou em claro favorito para receber uma estatueta que ressuscitará sua imagem em Hollywood.

AFP |

Se premiado, Oscar de Ledger vai para sua filha, Matilda, de 3 anos / Divulgação

A meca do cinema não esqueceu do australiano, vítima de overdose acidental de remédios em janeiro de 2008, já que na temporada de prêmios sua interpretação do Coringa foi reconhecida pelos críticos e público do mundo todo.

"É um legado fantástico e estupendo para a filha dele. Matilda encontrará muitas pessoas que poderão falar das qualidades de seu pai e do respeito que ele teve da indústria do cinema", comentou a mãe do ator, Sally Bell, pouco depois de ele ter vencido o Globo de Ouro em janeiro.

Ainda não se sabe se será um membro da família que receberá no próximo domingo o Oscar em caso de vitória de Ledger, se a ex-mulher do ator e mãe de Matilda ¿ de 3 anos ¿, Michelle Williams, ou alguém da produção do filme, como o diretor Christopher Nolan.

Os críticos e os sites de apostas mostram Ledger como vencedor na categoria, que também tem como indicados Josh Brolin por "Milk - A Voz da Igualdade", Philip Seymour Hoffman por "Dúvida", Robert Downey Jr por "Trovão Tropical" e Michael Shannon por "Foi Apenas um Sonho".

Se ganhar a estatueta, Ledger será o segundo ator a receber um Oscar póstumo. Somente seu compatriota Peter Finch levou o prêmio depois de morto, em 1976, por "Rede de Ingrigas".

A indicação póstuma ao prêmio da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas fez de Ledger o sexto ator na história a receber tal honraria, após James Dean, Spencer Tracy, Peter Finch, Ralph Richardson e Massimo Troisi.

O ator, um dos protagonistas de "O Segredo de Brokeback Mountain", foi encontrado morto aos 28 anos no dia 22 de janeiro do ano passado em um apartamento no bairro exclusivo do Soho de Nova York, em consequência de uma intoxicação acidental de seis medicamentos.

A interpretação de Ledger no filme de maior bilheteria de 2008 rendeu vários prêmios, incluindo o de melhor ator pelo Instituto Internacional de Cinema da Austrália, o já citado Globo de Ouro de ator coadjuvante, assim como prêmios na mesma categoria do SAG (Sindicato dos Atores dos EUA) e do Bafta britânico.

Leia mais sobre: Oscar 2009

    Leia tudo sobre: heath ledgeroscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG