Heath Ledger ganha prêmio póstumo de cinema na Austrália

MELBOURNE (Reuters) - O falecido ator australiano Heath Ledger recebeu um dos mais prestigiados prêmios de cinema de seu país neste sábado, pelo papel de Coringa no filme do Batman O Cavaleiro das Trevas. Ledger, que morreu aos 28 anos após uma overdose acidental de remédios para dor e outras medicações em seu apartamento em Nova York há onze meses, recebeu postumamente o prêmio internacional de melhor ator do Instituto Australiano de Cinema (AFI na sigla em inglês).

Reuters |

Convidados que lotavam a cerimônia de premiação no Princess Theatre, em Melbourne, levantaram-se para aplaudir, alguns em lágrimas, para homenagear o ator que foi indicado a um Oscar pelo papel do cowboy homossexual no filme "Brokeback Mountain", em 2005.

"Foi, sem dúvidas, o ano mais difícil, ao perdermos um ente tão querido", disse sua irmã Kate, em lágrimas, enquanto recebia o prêmio ao lado dos pais de Ledger.

"Nós estamos tão orgulhosos dele e humildemente recebemos este prêmio em nome de sua bela filha (Matilda), quem nós amaremos para sempre."

A AFI, que celebrou a 50a edição anual da cerimônia, prestou homenagem a Ledger, descrevendo-o como "estonteante ator no corpo de um homem de liderança".

"Ele tinha esse espírito indomado que muitos de nós gostaríamos de ter. Que viva a lenda", disse um tributo da AFI.

Cate Blanchett venceu o prêmio feminino equivalente por seu papel em "Elizabeth: a Era de Ouro".

Um drama sobre um adolescente que aprende a viver com um irmão autista venceu o principal prêmio da noite por melhor filme.

(Reportagem de Belinda Goldsmith)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG