HC-SP testa aparelho para diagnosticar células precursoras de câncer

O Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realiza testes com um novo aparelho para diagnosticar células precursoras do câncer de mama, segundo informações da USP. O equipamento aspira eventuais secreções da mama que, quando presentes, indicam maior possibilidade da mulher desenvolver o câncer.

Agência Estado |

Segundo José Roberto Filassi, responsável pelo setor de Mastologia do HC, o objetivo do novo equipamento é poder detectar nas mulheres a predisposição para a doença.

De acordo com os primeiros resultados, das 120 pacientes que passaram pelo exame 40,8% tiveram secreção colhida dos ductos mamários. Mulheres que não apresentam secreção têm menor risco de vir a desenvolver câncer de mama. As que têm secreção com células normais correm risco maior de ter a doença, assim como aquelas que apresentam células atípicas no liquido extraído. O aparelho testado no hospital leva cinco minutos para aspirar secreções da mama, presentes em menos da metade das mulheres e mais frequentes na faixa etária dos 35 aos 45 anos.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG