3º turno para atender pacientes de hemodiálise - Brasil - iG" /

HC-SP tem 3º turno para atender pacientes de hemodiálise

Para conseguir atender à demanda crescente de novos pacientes de hemodiálise, 45 por mês, o Hospital das Clínicas (HC), na zona oeste de São Paulo, criou há dois anos um terceiro turno para atender os pacientes. Essa foi a saída encontrada pelos nefrologistas do hospital.

Agência Estado |

“Antes esses pacientes chegavam a ficar até 15 dias internados em macas no pronto-socorro”, diz o coordenador de hemodiálise do HC, João Egídio Romão Júnior.

Nos hospitais em que os três turnos já estão lotados, no entanto, as internações desnecessárias continuam. É o caso do Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. Hoje, são cerca de 15 pacientes que poderiam estar em casa, mas por falta de vagas nas máquinas que substituem a função de seus rins, aguardam uma definição internados. São os chamados pacientes de “encaixe”.

Segundo o presidente da Sociedade Paulista de Nefrologia do Estado de São Paulo, Márcio Dantas, o problema vai se tornar ainda maior nos próximos anos. O envelhecimento da população e o aumento de doenças que se tornaram verdadeiras epidemias como a diabete e a hipertensão contribuem para isso. “Hoje, são pouco mais de 70 mil pacientes em hemodiálise. Nos próximos cinco anos, devem passar dos 100 mil”, diz.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG