O Ambulatório de Planejamento Familiar de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), convida mulheres hipertensas para participar de pesquisa clínica que irá avaliar os efeitos dos diferentes métodos contraceptivos. O estudo, com mulheres com idade de 18 anos a 42 anos, irá analisar também a influência dos contraceptivos (pílula, injetável mensal e Dispositivo Intra Uterino - DIU) nos exames de sangue, como colesterol, glicemia, hormônios masculinos e funcionamento dos vasos sanguíneos.

A pesquisa será coordenada pela médica Cassiana Giribela, sob orientação de Nilson Roberto de Melo e Fernanda M. Consolim Colombo, e terá a duração de 12 meses. Para participar, a mulher não deve estar em uso de nenhum método anticoncepcional, não ser fumante, não ser obesa e não apresentar outro problema de saúde. A triagem será feita às 8 horas das quartas-feiras, nos próximos três meses, no Ambulatório de Planejamento Familiar de Ginecologia do HC, na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, no bairro Cerqueira Cesar, próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Durante a pesquisa, as participantes contarão com atendimento ginecológico, coleta de papanicolau, acesso a anticoncepcionais, controle frequente da pressão arterial, além de realizar exames de sangue. Mais informações pelo e-mail protocolohipertensao@hotmail.com ou pelo telefone: 7583-3753, com Cassiana.

Solange Spigliatti

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.