Guitarrista Gary Moore é considerado culpado de plágio

O famoso solo de guitarra de Still got the Blues, um sucesso do norte-irlandês Gary Moore de 1990, é plágio do trecho de uma música de um artista alemão desconhecido, de acordo com a sentença de um tribunal de Munique (sul da Alemanha), divulgada nesta quarta-feira.

AFP |

Após oito anos de procedimento, a Justiça deu razão a Jürgen Winter, que compôs "Nordrach", em 1974, para o grupo Jud's Gallery. Na época, o autor alemão, sua música e o grupo de rock foram ignorados pelos hit parades.

O tribunal não determinou que seja suspensa a difusão de "Still got the Blues", mas a decisão abre caminho para um segundo processo, que fixará o valor das indenizações que o músico alemão poderá cobrar.

Para encerrar esse caso especialmente longo, o tribunal estabeleceu que Gary Moore, hoje com 56 anos, pode ter ouvido "Nordrach" durante uma de suas freqüentes estadas na Alemanha. O título ainda não havia sido gravado, mas o Jud's Gallery fez um show, e a melodia foi transmitida por rádio.

Gary Moore negou o plágio, mas seus argumentos não convenceram o juiz, que considerou as semelhanças muito evidentes.

Um especialista explicou que a memória musical de um profissional pode lhe permitir lembrar, anos depois, um trecho ouvido por acaso.

ran-fjb/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG