O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, confirmou que o jornalista Luiz González será o marqueteiro da campanha de José Serra à Presidência da República. Apesar de sempre ter contado com apoio do ex-governador paulista, González enfrentava resistências por líderes tucanos que não são de São Paulo.

Guerra cogitou a criação de um conselho de comunicação do partido para formular e discutir as estratégias de campanha. No entanto, o presidente do PSDB disse ao iG que, se o conselho existir, González será o principal responsável pelo grupo.

A comunicação será liderada por ele [González], afirmou o presidente do PSDB, que é também o coordenador-geral da campanha de Serra. Os problemas foram superados, completou.

Marqueteiro das campanhas de Geraldo Alckmin em 2006 (à presidência) e de Gilberto Kassab em 2008 (à prefeitura de São Paulo), González foi alvo de críticas de lideranças tucanos no fim do ano passado após declarações polêmicas sobre a falta de coordenação política no PSDB. Na oportunidade, citou Sérgio Guerra nominalmente.

A partir de então, aliados do presidente tucano reagiram pedindo a cabeça do marqueteiro. Tentou-se colar em González a imagem de que ele é só capaz de conseguir vitórias em São Paulo. Ele fez campanha vitória de reeleição de Kassab, mas não evitou a derrota de Alckmin para Lula em 2006.

O jornalista, no entanto, nunca perdeu prestígio com Serra. O iG apurou que o pré-candidato aprecia o trabalho de González porque ele discute de igual para igual todas as estratégias, textos e vídeos. 

Serra não quer viver os problemas de 2002, quando o partido impôs o nome de Nizan Guanaes como marqueteiro de campanha. Na época, o publicitário baiano ganhou super poderes e teve influência direta na escolha do nome da deputada Rita Camata (então no PMDB-ES, hoje no PSDB) como vice.  

A primeira tarefa para González já foi dada. Apesar de a empresa marketing promocional Mix Brand ter sido contratada para organizar o evento, o González ficará responsável pela direção geral.

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