Uma exposição de fotos de baleias e golfinhos foi inaugurada nesta quinta-feira, na Guatemala, com a intenção de arrecadar fundos destinados à manutenção de projetos de pesquisa sobre os cetáceos que habitam ou visitam a costa do Pacífico no país, informaram os organizadores.

"A pesquisa sobre cetáceos do Pacífico da Guatemala começou no ano passado, com o apoio econômico do Fundo Nacional para a Proteção da Natureza (Fonacon), mas não tem financiamento para este ano", lamentaram os organizadores, em um comunicado.

Até o momento, "foram obtidos importantes registros científicos e fotográficos de baleias jubarte, rorquais, golfinhos-pintados do Pacífico, golfinhos rotadores e nariz de garrafa", acrescentou o texto.

O trabalho do fotógrafo guatemalteco José Yee estará está à mostra até 6 de abril na Casa do Turista, na colonial Antiga Guatemala, 45 km a sudoeste da capital.

Yee, que há mais de 30 anos se dedica a fotografar animais, especialmente aves, porá à venda as fotos exibidas e doará o dinheiro arrecadado para o estudo científico.

O evento, promovido pelo Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), órgão estatal, e pela Fundação MonteCarlo Verde, despertou o interesse de organizações internacionais como o Ceteacean International, o Idea Wild, o Comitê Centro-americano de Ambiente e Desenvolvimento e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, concluiu o texto.

Leia mais sobre: Baleias - Golfinhos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.