Grupo mapeia áreas de proteção de aves em todo País

Um grupo de mais de 60 pesquisadores, entre biólogos e ornitólogos, conseguiu mapear todo o Brasil e chegou à conclusão de que existem 237 áreas importantes para a conservação de aves no País. Ao somar as áreas, chega-se a 94 milhões de hectares, o equivalente a 11% do território nacional.

Agência Estado |

Desse total, 163 áreas estão em Estados que têm predomínio do bioma da Mata Atlântica. A Amazônia, o Cerrado e o Pantanal juntos possuem 74 áreas relevantes para a preservação das aves.

Os dados foram obtidos com base em dois grandes estudos. O primeiro foi publicado em 2006 e o segundo acaba de ser lançado. O projeto é da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save), que representa a BirdLife International, uma aliança global de organizações não-governamentais (ONGs) que tem como foco a conservação das aves e seus hábitats. O Museu de Ciências Naturais, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, apoiou o trabalho.

As áreas consideradas relevantes pelos especialistas são chamadas de IBAs (da sigla em inglês Important Bird Areas). Essa rede de regiões pode ser considerada como o mínimo necessário para assegurar a sobrevivência das espécies de aves ao longo de seus locais de distribuição. E a conservação das IBAs pode assegurar também a sobrevivência de um grande número de espécies de animais e de vegetais.

Ameaça

Um dos critérios para determinar se o local analisado é uma IBA é verificar as espécies ameaçadas de extinção que ela regularmente abriga. E, nesse quesito, a Mata Atlântica está bem na frente dos demais biomas. "Cerca de 90% das aves ameaçadas do País estão na Mata Atlântica", diz Pedro Develey, diretor de Conservação da Save Brasil e organizador dos estudos sobre as IBAs. De um total de 22 espécies classificadas como criticamente ameaçadas de extinção no Brasil, 15 estão na Mata Atlântica (elas podem aparecer em mais de um bioma). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG