Grupo do MST invade outra fazenda de Daniel Dantas

BELÉM - Um grupo de cerca de 100 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou neste domingo uma fazenda do Grupo Santa Bárbara, do qual o banqueiro Daniel Dantas é um dos grandes acionários.

Redação |

A propriedade fica em Marabá, no Pará, e já estava ocupada por outro grupo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), desde 24 de janeiro. As informações são da Delegacia Especial de Conflitos Agrários de Marabá.

Em seu site, o MST divulgou um texto sobre o assunto informando que são 240 famílias na ocupação e não apenas 100 pessoas. No texto, o dirigente do MST Charles Trocate nega que o movimento tenha cometido sequestro ou qualquer tipo de violência na ocupação.

Também no Pará, só que no município de Xinguara, outros 100 integrantes do MST invadiram outra fazenda do Grupo Santa Bárbara, que tem um dos maiores rebanhos do País. Para este local, a delegacia informou que já enviou equipes.

Invasão em Xinguara

Segundo o gerente da fazenda, Oscar Doller, os invasores chegaram por volta das 4h da manhã, do dia 28 de fevereiro, em dois ônibus e uma van, portando armas de fogo. Ainda segundo ele, até as 9h, cinco pessoas foram mantidas reféns: dois porteiros, a esposa de um deles e dois seguranças. Outros dois grupos chegaram às 7h dirigindo motos.

Três acampamentos foram armados na fazenda, que já está toda demarcada, de acordo com Doller. Cerca de 350 pessoas, entre funcionários e familiares, estariam sendo ameaçadas pelos ocupantes, mas ninguém foi ferido, conforme o relato de Doller. Ele afirmou que a polícia esteve no local e conversou com os invasores, mas eles não foram presos e, segundo Doller, permanecem na fazenda.

"O clima é de terror e de medo. Quando a polícia esteve aqui, eles esconderam as armas, e bastou os policiais deixarem a fazenda para que eles voltassem a nos ameaçar", disse.

Veja também:

Leia mais sobre: MST - Daniel Dantas

    Leia tudo sobre: daniel dantasmst

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG