Grupamento Marítimo já começou Operação Verão nas praias do Rio

RIO DE JANEIRO ¿ Um levantamento divulgado pelo Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro mostra que 983 pessoas foram salvas nas praias da cidade no último final de semana. Devido a esse alto número de ocorrências em plena primavera, o GMar antecipou para esta semana o início das ações da Operação Verão 2010.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

De acordo com o comandante do Grupamento Marítimo, coronel Ricardo Nunes, o número de salvamentos no último fim de semana foi típico de verão, período em que o total de ocorrências varia entre 1.000 e 2.000 registros. Segundo ele, como medida preventiva para a estação mais quente do ano, o efetivo da corporação foi aumentado em 300 salva-vidas no Estado do Rio. Desse número, 210 ficarão em praias da capital fluminense.

AE
Praia de Copacabana no último final de semana
No quartel da Barra da Tijuca, região que segundo dados do GMar concentra 1/3 dos resgates do Estado, o número total de salva-vidas cresceu 50%. Só no último final de semana, 651 pessoas foram resgatadas na praia da Barra, sendo 464 no sábado e 187 no domingo.

O banhista não é afogado porque quer e, sim, por desconhecimento do mar. Quando o tempo melhora, o nosso trabalho é redobrado, avalia Nunes.

Ações

Durante a Operação Verão, os postos de salvamento na orla do Rio funcionarão das 7h ao pôr-do-sol. Cada posto conta com dois salva-vidas, exceto as unidades do Leme, Arpoador, Recreio (próximo ao pontal) e Barra da Tijuca (na altura do Quebra Mar). Nesses locais normalmente há uma maior concentração de pessoas e, por isso, cada posto conta com seis agentes.

Ainda no pacote de ações para o verão, o GMar comprou dez embarcações multi-missões que serão utilizadas para diferentes necessidades, como salvamentos e mergulhos. Três embarcações já estão em uso, outras três irão chegar em dezembro e as quatro últimas em janeiro. No total, cinco delas ficarão no Rio e cinco no interior do Estado.

Compramos embarcações, reforçamos a equipe e diminuímos a escala de folgas para anteciparmos a nossa operação de verão, diz o comandante do GMar. Estamos prevendo uma estação com praias seguras e muito trabalho.

Leia mais sobre: Verão - praia

    Leia tudo sobre: praia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG