Gripe suína: paciente monitorado em SE foge de hospital

O paciente que chegou da Nova Zelândia, um dos países com casos confirmados de gripe suína, e foi colocado em observação no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), em Aracaju, fugiu hoje pela manhã, antes de receber alta médica. Segundo testemunhas, o jovem, de 26 anos, estava inconformado por ter de permanecer internado e conseguiu escapar do grupo de profissionais da saúde que tentou evitar a saída, já que ainda há riscos de transmissão da doença.

Agência Estado |

A irmã do jovem, que também estava internada na unidade por ter apresentado sintomas de gripe, recebeu alta três horas após o irmão ter fugido do local.

Ao chegar ao hospital, o paciente apresentava febre superior a 38º, dor de cabeça e dores no corpo. "A informação passada foi de que ele pegou um táxi e foi para casa. Como ele deixou de apresentar os sintomas e o caso é de monitoramento, não será necessário solicitar apoio judicial para acompanhar o estado de saúde do rapaz. Mesmo assim, a evolução da possível doença será acompanhada em domicílio até que o período de risco de transmissão de vírus termine", explicou o gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretária de Estado da Saúde, Marco Aurélio Souza.

A irmã do paciente, de 22 anos, também apresentou melhora no estado de saúde, queixando-se apenas de indisposição, e por isso foi liberada. Os dois estão na casa da família, onde moram quatro pessoas. O caso foi informado ao Ministério da Saúde e equipes de técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município deverão acompanhar o isolamento domiciliar dos irmãos. "Vamos averiguar se as devidas orientações estão sendo seguidas e até segunda-feira eles devem evitar o contato direto com outras pessoas" informou Souza.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG