Gripe suína: Estado de SP tem 5 pacientes internados

Cinco pacientes estão internados no Estado de São Paulo por causa de contaminação pelo vírus da influenza A (H1N1), doença conhecida como gripe suína. Dois deles estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e apresentam quadro grave de saúde.

Agência Estado |

De acordo com o secretário de Saúde paulista, Luiz Roberto Barradas Barata, um deles recebe tratamento no interior e o outro na capital do Estado. Os outros três pacientes estão em isolamento. Dezesseis pessoas estão internadas no Estado com suspeita da doença.

Hoje, a Secretaria de Saúde anunciou a primeira morte por gripe suína no Estado: uma menina de 11 anos que morreu em um hospital privado de Osasco, na Grande São Paulo, no dia 30 de junho. O nome do hospital não foi revelado. De acordo com Barradas, apesar de o caso ser considerado atípico, pois a criança não apresentava sintomas da doença, nada muda no combate ao vírus em São Paulo. "Os protocolos são baseados em regras internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), e não caso a caso", afirmou. "Na minha opinião, não há necessidade de mudar os critérios de diagnóstico e a conduta da vigilância epidemiológica não deve ser alterada."

Para o secretário, a identificação da doença na menina mostra que o sistema de detecção tem funcionado. Dados atualizados por Barradas hoje mostram que o Estado tem 457 casos confirmados da nova gripe. No País, o número já chega a 1.027.

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG