A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná possui em estoque 90.846 tratamentos para a gripe suína e à disposição das 22 regionais de saúde, de acordo com a Agência Estadual de Notícias.

Os números atualizados nesta semana pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) mostram que o Ministério da Saúde já encaminhou ao Estado 133.110 tratamentos para a Influenza A (H1N1), sendo 103.210 para adultos e 29.900 para crianças. A diretora do Centro de Distribuição de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Deise Pontarolli, esclarece que o medicamento para o combate à doença é mandado a todas as regionais via Sedex, o que tem garantido a agilidade no fluxo de distribuição do Oseltamivir (nome comercial do Tamiflu).

O medicamento indicado para o tratamento da gripe suína é distribuído gratuitamente e deve ser usado somente quando um médico o prescrever, em casos de aparecimento dos sintomas da doença. O uso indiscriminado pode gerar efeitos colaterais. Cada caixa tem dez comprimidos que devem ser tomados duas vezes ao dia, durante cinco dias. Há uma versão específica para crianças, que no Estado está sendo manipulada nos laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Positivo (UP) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), segundo a direção do Cemepar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.