Gripe: País tem 2 casos suspeitos e 36 em observação

O gabinete permanente de emergências do Ministério da Saúde informou hoje, em nova nota, que monitora dois casos de pessoas que atendem aos critérios de definição de caso suspeito de gripe suína e 36 casos que estão sendo monitorados em 11 Estados do País. Os dois pacientes suspeitos de terem contraído a doença estão sendo acompanhados em São Paulo e em Belo Horizonte.

Agência Estado |

"Eles estão internados em hospitais de referência e já estão recebendo o medicamento Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), indicado para o tratamento de influenza", informou o comunicado.

A nota afirma ainda que todas as 36 ocorrências em monitoramento são de pessoas que estiveram em áreas afetadas pela gripe suína e apresentaram alguns sintomas, mas que não são consideradas suspeitas porque não atendem à definição de caso suspeito preconizada pelo Ministério da Saúde - quando o paciente apresenta febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreas afetadas, nos últimos 10 dias, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG