Greve em rádio e televisão pública na França afeta transmissões no exterior

Os programas de informação da Radio France e da Radio France Internationale (RFI) estão suspensos nesta quarta-feira, por uma greve em protesto a um projeto de reforma do sistema audiovisual público, que afeta também a TV5, a televisão francesa internacional.

AFP |

Nas emissoras nacionais France Info e France Culture, é possível ouvir uma mensagem indicando que "devido a uma greve relativa a reforma e ao financiamento audiovisual público, não estamos em condições de difundir nosso programa habitual".

Os funcionários da France Television, Radio France, RFI, Instituto Nacional de Audiovisual (INA) e da TV5 Monde foram convocados a interromper as atividades e protestar em Paris a partir das 14h00 locais (09h00 de Brasília) "em defesa do serviço público e pela garantia do pluralismo informativo".

A greve ocorre no mesmo dia em que uma comissão encarregada de analisar o sistema audiovisual francês se reúne pela última vez antes de entregar suas conclusões ao presidente Nicolás Sarkozy, em 25 de junho.

Em janeiro, Sarkozy anunciou que seu governo acabaria com a publicidade nas transmissões do serviço público audiovisual.

Leia mais sobre: França

    Leia tudo sobre: frança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG