BR 50 milhões de objetos estão estocados - Brasil - iG" /

Greve dos Correios completa uma semana; BR 50 milhões de objetos estão estocados

BRASÍLIA - Depois de uma semana de greve, os funcionários farão uma passeata em direção ao Congresso Nacional na tarde desta terça-feira (8). Lá, eles permanecerão por cerca de três horas e pretendem falar com deputados e senadores para reivindicar seus direitos.

Yuri Ikeda |


A nossa única esperança é que o Presidente da República resolva este caso, explica Moyses Leme, membro do sindicato de Brasília. Sobre a reunião de conciliação que ocorreu nesta segunda-feira (7), Leme conta que a empresa foi enfática: 'não negociamos nada'. Os Correios haviam sugerido o fim da paralisação, mas os funcionários não concordaram e a greve continua.

A empresa divulgou um comunicado dizendo que já pagou um abono emergencial a 43.988 carteiros e beneficiou 57.951 empregados com abonos em adicionais. O impacto na folha de pagamento será de mais R$ 390 milhões ao ano, sem contar os reajustes, no próximo mês, em razão das negociações da data-base, diz a carta.

No próximo dia 15 já está marcado um sorteio de um relator para que o caso seja julgado. Segundo a ECT, o número de funcionários que aderiram à paralisação caiu de 35% para 34%. De acordo com o sindicato, este número chega a quase 50%. Com a greve, cerca de 50 milhões de cartas e encomendas estão retidas. Os Correios recebem 33 milhões de objetos diariamente.

A reivindicação começou no último dia 1º com o pedido de reformulação do plano de cargos e de carreiras, além de incorporação do adicional de risco (30% sobre o salário dos carteiros) e um piso salarial de R$1119. Segundo os funcionários, 13 mil trabalhadores detêm 70% da folha de pagamento. Os outros 30% são divididos entre 95 mil empregados.

    Leia tudo sobre: correiosgreve

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG