Os efeitos da greve dos policiais civis, que começou em 16 de setembro, já são sentidos na emissão da segunda via de documentos como RG e Carteira de Habilitação nos postos do Poupatempo da capital paulista. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/10/28/policiais_civis_farao_paralisacao_nacional_por_duas_horas_nesta_quarta_2083205.html target=_topPoliciais civis farão paralisação nacional hoje http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/10/17/cronologia_da_paralisacao_da_policia_civil_de_sao_paulo_2053555.html target=_topVeja cronologia da Polícia Civil de São Paulo

Muitas pessoas vítimas de furtos e roubos vêm abrindo mão da isenção da taxa, garantida por lei, ou tiram novo documento sem invalidar os antigos por não conseguir registrar boletim de ocorrência.

A assistente financeira Eliane Vieira teve a porta de sua casa arrombada na madrugada da quarta-feira passada e, ao acionar a polícia, foi orientada a registrar o furto na Delegacia Eletrônica - serviço de registro de ocorrências na internet da Secretaria da Segurança Pública.

Até a manhã de terça-feira, o site informava que o registro não tinha sido analisado por causa da grande quantidade de boletins eletrônicos para avaliação.

Então decidi fazer de uma vez toda a documentação, pois estou há uma semana dirigindo sem habilitação, disse. Ela ficou das 12h às 17h30 no Poupatempo da Sé, e, ao chegar em casa, acessou o site da secretaria e obteve a resposta ao pedido de registro da ocorrência: indeferido, pois seu caso exigiria a presença dela em um DP.

Já nem sei o que fazer. Pelo jeito vou passar uns três dias em delegacias. Muitas vítimas de furto e roubo relataram peregrinações por DPs, onde policiais as recebiam com a mesma argumentação: estavam em greve, e elas deveriam buscar a Delegacia Eletrônica ou ir direto ao Poupatempo.

AE
Policiais civis concentrados na Praça da Sé nesta segunda-feira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.