Grande Florianópolis sofre ameaça de novos deslizamentos

LUIS ALVES (SC) - O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina está emitindo um aviso de Alerta Máximo, temendo a ocorrência de novos deslizamentos nesta segunda-feira (1º), na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte, regiões mais atingidas pela chuva dos últimos dias.

Agência Brasil |

A chegada de uma nova frente fria provocará pancadas isoladas, que poderão vir associadas a trovoadas. A previsão é de 30 milímetros de chuva nas próximas 12 horas na região do Vale do Itajaí.

A orientação da Defesa Civil é de que as pessoas que já foram retiradas dos locais de risco não voltem. Temendo saques, muitas dessas pessoas voltam para casa quando o sol aparece, como ocorreu domingo (30), dia em que não choveu em algumas regiões.

Segundo o tenente da Polícia Militar, Alessandro Felzcky, alguns moradores quando escutam o barulho dos helicópteros se escondem em suas casas ou fogem para matagais, dificultado o trabalho de resgate.

Eles acham que porque o sol apareceu em alguns períodos do dia, a situação já está sob controle e isso não é verdade. Há risco de novos desmoronamentos.

O mesmo afirma o geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Marcelo Gramani. Ele disse à Agência Brasil que a situação é crítica na maior parte das áreas vistoriada por técnicos.

O acumulado de águas nos últimos dias é muito grande e não há tempo para a terra secar, o solo está encharcado, o que ainda vai provocar uma série de deslizamentos nas próximas horas.

Moradores tentam salvar o que sobrou; assista

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas em Santa Catarina 

    Leia tudo sobre: enchentesanta catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG