Grammy Latino se prepara para a nona edição

HOUSTON ¿ A música latina esquenta os tambores para a nona edição de sua festa do Grammy, que mais uma vez contará com uma vasta gama de gêneros e intérpretes vindos de todo o continente na cidade de Houston, no Texas.

AFP |

Tradicionalmente, prevalecem nas categorias principais artistas com maior número de discos vendidos e que mais freqüentam as rádios, mas este ano os organizadores decidiram dar uma oportunidade a propostas independentes e originais - como é o caso dos favoritos do grupo de rock mexicano Café Tacuba.

Na categoria Melhor Álbum de Compositor e Cantor, competirão os brasileiros Djavan ("Matizes") e Gilberto Gil ("Banda Larga Cordel"), o cubano Pablo Milanés ("Regalo"), o argentino Fito Páez ("Rodolfo") e o porto-riquenho Tommy Torres ("Tarde o Temprano").

Na quinta-feira, o Café Tacuba entrará no auditório do Toyota Center de Houston com seis indicações. Logo atrás em número de prêmios disputados vêm o cantor colombiano Juanes, com cinco, a mexicana Julieta Venegas e a porto-riquenha Kani García, com quatro.

Estas quatro propostas musicais nascidas na América Latina competirão na categoria Canção do Ano, enquanto para Álbum do Ano aparecem o Café Tacuba com "Sino", Juanes com "La vida es un ratico" e Kani García com "Cualquier día".

Os festejos começam na noite de quarta-feira, quando a artista cubano-americana Gloria Estefan receberá uma homenagem e o prêmio de Pessoa do Ano, concedido no ano passado ao dominicano Juan Luis Guerra e em 2006 ao porto-riquenho Ricky Martin.

Na véspera do evento principal, que será transmitido ao vivo pela televisão, a Academia Latina da Gravação distribuirá prêmios por Excelência Musical a Vikki Carr, Cheo Feliciano, Astrud Gilberto, Angélica María, María Dolores Pradera e Estela Raval, enquanto seu conselho diretor homenageará a trajetória de Simón Díaz, Larry Harlow e Juanito Márquez.

"Neste nono ano, as indicações continuam refletindo uma comunidade vibrante e dinâmica de música latina em todo o mundo artístico consolidado, mas apresentando, ao mesmo tempo, novos talentos", afirmou Gabriel Abaroa, presidente da Academia, em um comunicado oficial.

Assista: Grammy Latino terá cerimônia simultânea no Brasil

L eia mais sobre: Grammy Latino

    Leia tudo sobre: grammy latino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG