Governo vai pesquisar saúde do brasileiro e sua relação com o fumo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai pesquisar a saúde da população e o comportamento do brasileiro em relação ao tabagismo. As perguntas relacionadas à saúde estarão agregadas ao questionário da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que será preenchido por meio de entrevistas realizadas com moradores de 150 mil residências em todo o País.

Agência Estado |

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a pasta investirá R$ 1,5 milhão

A Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), realizada em outros 15 países, será respondida por cerca de um terço dos domicílios da amostra, 50 mil. Serão 91 perguntas sobre cigarro, charuto, cigarrilha, rapé e fumo de mascar. O questionário também está dirigido ao ex-fumante e abordará desde tentativas e meios para cessar o vício até exposição à mídia sobre tabaco.

Além da Petab, haverá ainda 163 perguntas que compõem o Suplemento Saúde da Pnad 2008. Dentro das características de saúde dos moradores, serão abordados temas como o cadastramento dos domicílios na unidade do Programa Saúde da Família (PSF); a existência de doenças como hipertensão, asma, diabetes, depressão, cirrose; além da cobertura de plano de saúde; acesso a serviços de saúde; número de consultas médicas no ano; utilização de medicamentos; consultas; vacinação, internação e atendimentos no domicílio.

Em relação à saúde da mulher, a Pnad levantará informações sobre a realização de mamografia, exame preventivo para câncer do colo do útero, entre outras. Na parte de saúde dos moradores, há também 10 perguntas sobre violência e acidentes de trânsito e sedentarismo. Outros temas pesquisados serão as características de mobilidade física e os fatores de risco à saúde, que incluem perguntas sobre a capacidade de realizar trabalhos domésticos, a realização de exercícios físicos ou esporte. As informações são do Ministério da Saúde.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG