gripe suína, rebatizada pela Organização Mundial de Saúde para gripe A H1N1. " / gripe suína - Brasil - iG" / gripe suína, rebatizada pela Organização Mundial de Saúde para gripe A H1N1. " /

Governo vai editar medida provisória para combater vírus da gripe suína

BRASÍLIA - O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, disse nesta segunda-feira, num intervalo da reunião do Gabinete Interministerial Executivo, que o governo vai editar uma medida provisória alocando R$ 141 milhões em recursos extraordinários para o combate ao vírus da http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topgripe suína, rebatizada pela Organização Mundial de Saúde para gripe A H1N1.

Severino Motta |

De acordo com ele, o setor de publicidade e as salas de situação em portos devem ser os principais destinatários dos recursos.

O Ministério da Saúde já enviou, na quinta passada, ao Ministério do Planejamento [o pedido dos recursos]. A medida provisória já está providenciada. [O recurso vai ser usado] para aumentar as salas de situação nos portos, pois elas já existem nos aeroportos, e para o elenco de medidas que cada ministério demandar. A publicidade vai ser bastante ampliada, disse.

Sobre o aumento do número de casos suspeitos nova gripe, que saltou de 15 para 25 , Penna disse que ele se dá à sensibilidade na identificação. Antes, somente pessoas que vieram de áreas de risco entravam na contagem, agora, aquelas com sintomas, provenientes de qualquer outro País, são computadas.

O Ministério da Saúde por precaução aumentou a sensibilidade do que é caso suspeito, explicou, completando que dos 25 casos considerados suspeitos apresentam melhoras clínicas.

O secretário também informou que na próxima quinta-feira uma reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai ser feita com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adequar os informes passados pelo alto-falante interno de aviões que chegam do exterior, dando orientações sobre a doença aos passageiros.

Kits

Penna ainda disse que a Organização Mundial de Saúde deve enviar, até sexta-feira, kits para a identificação do vírus da nova gripe. Apesar da demora, ele alegou que não vai haver prejuízos, pois, atualmente, qualquer caso considerado suspeito já é encaminhado para tratamento.

Leia também:


Entenda a gripe suína

Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre: gripe suína


    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG