decidiu mudar o nome da doença nesta quinta-feira." / decidiu mudar o nome da doença nesta quinta-feira." /

Governo trabalha para gripe suína não chegar ao Brasil, diz Lula

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o governo está trabalhando para que o vírus da gripe A H1N1, que ficou conhecido como gripe suína, não chegue ao Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topdecidiu mudar o nome da doença nesta quinta-feira.

Redação com Reuters |

Lula diz que espera que o vírus fique concentrado no México e nos Estados Unidos. "Nós temos tomado todos os cuidados para evitar que essa gripe chegue ao Brasil. Não sabemos se vai chegar. Até agora o Brasil não tem nenhum caso constatado", disse Lula após visita a uma siderúrgica na zona oeste do Rio de Janeiro.

"Nós já vencemos algumas batalhas nesse país, como a gripe aviária em que se fez um terrorismo muito grande nesse país; teve a febre amarela do macaco, que tentaram vender como uma crise que ia pegar no Brasil inteiro mas morreu onde nasceu. Espero que essa crise que começou no México e nos EUA termine rapidamente lá e não venha para cá", disse o presidente a jornalistas.

Futura Press

Passageiros vindos do México desembarcaram nesta manhã em São Paulo


Ele acrescentou que a única febre que o Brasil precisa nesse momento é de "crescimento de economia, geração de emprego e distribuição de renda".

O novo vírus já contaminou 257 pessoas no mundo, causando 8 mortes (7 no México e 1 nos Estados Unidos). É derivado de um vírus da gripe A H1N1, mas só foi encontrado em humanos. Nenhum porco pegou a doença até o momento. O Brasil tem dois casos suspeitos.

Brasil está preparado, diz Temporão


Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe H1N1

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG