Governo tenta elaborar orçamento sem cortar investimentos, afirma Múcio

BRASÍLIA ¿ O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou nesta quinta-feira que o governo trabalha para elaborar o Orçamento de 2009 sem cortes nos investimentos. ¿Estamos tentando¿, reforçou Múcio durante a 28a reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

As perspectivas para 2009 apontam para uma redução das emendas ao orçamento e da transferência de recursos voluntários para o Estado. A estimativa é que, com os novos parâmetros para a economia no ano que vem, a serem apresentados ao Congresso até o dia 21 de novembro, seja preciso realizar um corte de R$ 8 bilhões nas receitas.

Entretanto, o presidente Lula tem dado declarações constantes de que não cortará recursos para programas sociais como o programa Bolsa Família e que não interromperá o cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Comissão de Orçamento

Na tarde de ontem, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou o parecer preliminar do relator-geral do Orçamento de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS). No relatório preliminar fica aberta a possibilidade de até 20% de cortes em custeio e investimento. A previsão da cúpula da Comissão é de votação final do Orçamento em 22 de dezembro.

Leia mais sobre: comissão de orçamento

    Leia tudo sobre: orçamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG